FORUM INTERNO ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E SAÚDE NA ESCOLA

 REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO (21/10/2010)

Nesta ´reunião O GT definiu o objetivo e competências do Programa de Assistência e Atenção a Saúde do(a) Estudante.

  Os Departamentos de Apoio ao Ensino (Campus JP)   e o de Assistência Estudantil (PRE) no dia 05 de outubro/2010, articularam reunião para continuidade das discussões sobre o Programa de Assistência e Atenção a Saúde do Estudante,  com  equipe multidisciplinar do IFPB. As discussões avançaram na definição de objetivos, fortalecimento dos núcleos e incentivo ao protagonismo estudantil; estudos sobre  Saúde; e reconhecimento da participação de representações estudantis nas discussões. Após agendar a próxima reunião dia 21/10/2010, a Equipe externou suas expectativas em relação ao trabalho do Grupo.


  • Pela construção coletiva, como base numa concepção, num estudo...

  • Para descobrir encontar forças para acreditar...

  • Apoio para os desejos e crenças   na melhoria da relação instituição e estudantes (responsabilidade social, vínculos saudáveis e afetuosos)...

  • O modelo atual requer integração, uma rede afinada quanto aos objetivos e metas a alcançar...

  • Pela intervenção e investigação da gestão da política estudantil...

  • Em busca de um rumo, de um fôlego diante de um modelo imenso, denso, complexo que requer  aprendizagem...

  • Busca de apoio, integração e sustentação a ideias já  compromissadas ...

  • Busca de realização, satisfação pessoal que só  alcanço junto, coletivamente, a partir da ideia desenhar e agir...
Atenção a Saúde do Estudante

    O DEPARTAMENTO DE APOIO AO ENSINO, nos dias 15 e 19 de setembro/2010, sob a liderança da Pedagoga Ana Lúcia Queiroga, promove discussão com uma equipe multidisciplinar do IFPB (gabinete médico, setores  pedagógico e de assistência ao estudante, núcleos de preveñção: NUPPES e NETDEQ, diretoria de ensino e a diretoria de articulação pedagógica da PRE) com o objetivo de fundamentar e desenvolver um Programa/Projeto de Intervenções que garantam a aplicação das políticas Públicas  de Assistência Estudantil, especificamente, focando a  prevenção e saúde na escola, nas suas diversas dimensões. A concepção e as diretrizes desse programa será definida  com base na leitura crítica  e apropriação dos aspectos legais e  fundamentação teórico-metodológica a respeito da temática, o reconhecimento e inclusão  dos projetos em desenvolvimento, além da apreensão crítica das peculiaridades Institucionais.

    DECRETO Nº 6.286, DE DEZEMBRO DE 2007
    Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências.

    DECRETO Nº 7.234, DE 19 DE JULHO DE 2010.
     Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES.

     NETDEQ
    O Netdeq, órgão da Pró-Reitoria de Extensão do IFPB, tem o objetivo de promover estudos, pesquisas e desenvolver projetos de extensão na área da prevenção ao uso de drogas e dependência química.