PERFIL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA - IFPB

Tendo em vista as mudanças vivenciadas pelo IFPB em função do seu processo de expansão e novas exigências da sociedade conjugadas às demandas da  Educação Profissional e Tecnológica -  ênfase no desenvolvimento socieconômico local, reginal e nacional;  na integração e verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior; na otimização da capacidade instalada; e consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais - a COPED do Campus João Pessoa de acordo com as Diretrizes Institucionais  tem suas ações definidas coletivamente no âmbito da Equipe Pedagógica dessa instituição.
No Campus João Pessoa a COPED está vinculada ao  Departamento de Apoio ao Ensino, cuja defesa, no processo de revisão do Organograma do Campus,  é pelo perfil essencialmente pedagógico desse Departamento.

Atribuições da Coordenação Pedagógica

Atuar de forma integrada ao Departamento de Apoio ao Ensino no desenvolvimento das políticas educacionais da Instituição, no planejamento e na avaliação dos Projetos Pedagógicos.

Atribuições do(a) Coordenador(a) Pedagógica

Implementar ações que assegurem o fortalecimento da  Equipe Pedagógica e o cumprimento de suas atribuições.

Competências específicas

I. Oferecer suporte técnico-pedagógico aos professores para o melhor desenvolvimento do processo educativo;

II. Identificar e trabalhar com os professores as dificuldades relacionadas ao desenvolvimento dos programas e da aprendizagem;
III. Co-participar da elaboração de projetos pedagógicos;
IV. Assessorar os professores nos procedimentos metodológicos e avaliativos;
V. Fomentar o trabalho coletivo;
VI. Interpretar e catalogar da legislação educacional;
VII. Participar em bancas de concurso público;
VIII. Subsidiar a elaboração das normas de Organização didática;
IX. Organizar espaços e mecanismos de participação dos diferentes sujeitos nos projetos pedagógicos da instituição;
X. Organizar grupos de estudos, minicursos, oficinas pedagógicas na perspectiva da formação continuada;
XI. Aprofundar a reflexão sobre as práticas pedagógicas da instituição.

Dinâmica de trabalho

• Participação nas reuniões dos Departamentos, Unidades Acadêmicas e Coordenações;
• Participação nos Conselhos Escolares;
• Atuação nas comissões de elaboração e avaliação dos Projetos Curriculares dos Cursos Técnicos e superiores;
•  Co-participação na realização de reuniões de pais do Ensino Integrado;
• Elaboração e reavaliação das Normas Didáticas/Disciplinares;
• Revisão pedagógica das provas de Processo Seletivos;
• Participar nas bancas examinadoras de concurso para professores;
• Realização de Reuniões Pedagógicas e de Planejamento.