terça-feira, 20 de março de 2012

Ver notícia original: Encontro pedagógico de 2012 no campus João Pessoa



I Encontro Pedagógico de 2012 - Campus João Pessoa


Foi realizado nos dias 01 e 02 de março o Encontro Pedagógico do Campus João Pessoa, destinado a todos os professores do Ensino Técnico e dos Cursos Superiores. O objetivo do encontro foi dar início aos trabalhos de planejamento pedagógico. Nesse primeiro momento foram dadas orientações para o trabalho de revisão dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), que será realizado durante o ano letivo de 2012.
O evento contemplou  palestras ministradas por representantes da Reitora que apresentaram os Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos (PPC) e  palestra específica sobre a “Inserção Curricular da Educação para Relações Étnico-Raciais”, ministrada pelo professor da UFPB, Élio Flores. Ele abordou a questão da igualdade étnico-racial que, segundo o professor, embora esteja presente na constituição brasileira não é um assunto abordado nas salas de aula.
O professor Élio ressaltou a importância de os educadores darem mais visibilidade a pesquisadores, professores, poetas negros e indígenas nas salas de aula. “É preciso reinventar a prática pedagógica e transformar o currículo. A gente tem muita esperança que com os avanços da estrutura social no combate ao racismo, essa deva ser uma questão abordada em sala de aula”.
Em seguida o palestrante falou sobre ações afirmativas, como a reserva de cotas para negros, indígenas e alunos oriundos da rede pública de ensino. “Ações afirmativas como a questão das cotas, foi um desafio para garantir o acesso desses alunos, e foi alcançado com grandes lutas. Hoje o desafio, é garantir a permanência desses jovens que entraram pelas cotas conseguirem terminar o curso. O que pode ser através de bolsas durante todo o curso, como a experiência vivida na UERJ”, argumentou o professor Élio.
Em seguida foi  apresentado um trabalho pelo professor IFPB Ovídio Carlos Correia de Lima, que apresentou um resumo de sua dissertação de mestrado, abordando também a temática étnico-racial. Com o título “Educação e diversidade Étnica no Ensino Médio: o reordenamento didático-pedagógico do IFPB”, o professor também falou sobre a necessidade da inclusão curricular de conteúdos sobre a questão étnico-racial.
A chefe da Coordenação Pedagógica (Coped), a pedagoga Selma Andrade, falou da importância do evento e das temáticas abordadas no segundo dia. “Ressaltamos a necessidade haver um comprometimento para ações concretas, por parte dos gestores, coordenadores, docentes e unidades acadêmicas. Sem isso comprometemos a efetivação dos trabalhos pedagógicos”, frisou Selma.
Já a chefe do Departamento de Apoio ao Ensino (DAE), pedagoga Ana Lúcia Queiroga, destacou que os momentos de troca durante o encontro foram muito relevantes para reflexão das ações que devem ser tomadas na área pedagógica durante o ano letivo de 2012. “Apesar da necessidade de uma participação maior do corpo docente, acreditamos que alcançamos os objetivos propostos, no sentido de oferecer orientação e discussões de temáticas que subsidiarão a revisão dos PPC, concluiu.”

*Fotos: Íris Souto Maior – Jornalista do IFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário